Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.
Blog

Você sabia que existe uma classificação que determina vários tipos de ansiedade?

Muita gente se acha ansioso porque confere o celular várias vezes à espera de novas mensagens, fica preocupado com um compromisso importante, ou não consegue dormir pensando na reunião importante que terá no outro dia. Mas a ansiedade vai muito além disso.

O Transtorno de Ansiedade se dá quando não existe motivos aparente mas a pessoa se sente angustiada o tempo todo, a ponto de que isso interfira na sua vida e na sua saúde.

Conforme o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais existem 5 tipos de ansiedade sendo elas:

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada: é o tipo mais comum e tem afetado milhares de pessoas em todo o mundo. É descrito como um estado permanente de tensão, que se manifesta por meio de pensamentos intensos e sem justificativa. Nesse caso, é comum que ele venha acompanhado de um estado contínuo de angústia.

.

  1. Transtorno de fobia social ou específico: No caso da fobia social, normalmente, a pessoa luta com o terror da interação com outras pessoas. É muito comum que isso provoque na pessoa uma incapacidade de falar em público e, em alguns casos, a pessoa não consegue nem comer ou usar o banheiro na frente dos outros.

  1. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): Esse você, provavelmente, já ouviu falar! Aposto que já falou até que alguém que você conhece tem TOC. Bom, o TOC é caracterizado por causar dúvidas e pensamentos intensos que levam a pessoa a um quadro de obsessão. Um exemplo bastante comum é quando a pessoa fica na dúvida se realmente trancou o carro. Nesse caso, ela precisa ir verificar se fechou corretamente o veículo até se tranquilizar, isso pode significar ir até o carro várias vezes. Em outros casos a pessoa acredita que se não cumprir um determinado ritual algo muito ruim acontecerá. Normalmente as pessoas com TOC sofrem muito e tendem a se manter mais reclusa do convívio social.

  1. Transtorno de pânico: Quem sofre com esse transtorno tem a sensação de que está em perigo e prestes a morrer. No meio de uma crise é comum que se sinta sufocada e tenha dificuldade para respirar. Um ataque de pânico podem durar de 10 a 30 minutos. Quem já passou por um ataque desse tipo, vive com medo de vivenciar algo parecido novamente

  1. Transtorno de estresse pós-traumático: Também muito conhecido, o TEPT, como o próprio nome sugere, aparece depois que a pessoa passa por algum evento de carga traumática. Muito comum em pessoas que trabalham na área de segurança pública, sejam civis ou militares, essa condição de alto estresse pode tornar a pessoa até incapacitada de desempenhar determinadas funções. Muitas delas relacionadas ao trabalho ou questões que possam despertar memórias e sensações desagradáveis, o que acaba limitando a sua capacidade de interagir com as pessoas. Reviver esses eventos traumáticos pode resultar em pesadelos, crises de pânico, irritação, cansaço e outros.

E você, conhece alguém que sofre de ansiedade? Me conta aqui nos comentários e compartilhe esse texto com os seus amigos..

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *